sexta-feira, 6 de junho de 2008

Viagem para o Rio de Janeiro com a Rede Latino Americana de Arte e Transformação Social



2ª Mostra Juventude tranformando com arte

Como é bom estar de volta a Nova Olinda e às minhas casas (a Casa Grande e a da minha família) ! É bom viajar, conhecer outras pessoas, rever os velhos amigos e trocar novas experiências - mas nosso lugar é sempre nosso lugar.

Fui para o Rio de Janeiro representar a Fundação Casa Grande na 2ª Mostra Juventude Transformando com Arte, organizada pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP). Lá, encontrei os membros da Rede Latino Americana de Arte e Transformação Social (que estão na foto comigo), que são jovens de outras instituições que fazem um trabalho parecido como o da Casa Grande.
Foi a segunda caravana que fiz com eles, sendo que a primeira foi no ano de 2007 (Icapui-CE - 7º Acampamento Latino-Americano da Juventude e Andorinha-BA, o V Sertão Brasil), mas antes de eu entrar nesse barco, eles já haviam feito o primeiro encontro em Salvador com os líderes e alguns jovens, passando por Campo Grande - MS. Agora, no Rio de Janeiro, foi a última prevista para no calendário de 2007, apesar de ter acontecido em 2008.
A reunião que tivemos com os lideres da Rede foi para conhecermos melhor como ela funciona, e decidir o proximo encontro, que será aqui na Casa Grande, êeeba!!!
Fiquei no Rio de Janeiro do dia 30 de maio a 5 de junho, e participei da Mostra que teve muita música, dança, sotaques diferentes, histórias variadas, animação por todos os lados, conversas e muita arte. Dentro da mostra estava no roteiro conhecermos vários centros do AfroReggae, ver de perto o trabalho que desenvolvem em algumas favelas do Rio de Janeiro, entre elas, Complexo do Alemão e Vigario Geral.
Foi bacana, ter ido lá nas favelas, e ver de perto não só o que a televisão mostra, mas um pouco mais. Quando entrei dentro dos centros do AfroReggae e vi o trabalho que eles desenvolvem com as crianças e jovens, já fiquei o coração mais conformado. O legal é que eles acreditam nos jovens. É como diz a frase que eu li em um dos centros do AfroReggae, em Vigário Geral: "Onde os outros não vêem saida, a gente vê arte!", e sai de lá com a certeza de que a arte transforma. Só que o Brasil, o mundo e a maioria das pessoas precisam ser sensibilizados por essa energia boa que a arte nos oferece. E na nossa rede o ponto principal é a tranfomação social.
Trouxe comigo na mala muita aprendizagem e saudades de amigos que conheci e levarei para sempre no meu coração. Saber que é bom darmos importância ao que se passa embaixo do nosso nariz e de alguma forma transformar em algo maior e melhor.
AÇÃO JÁ, BELEZA SEMPRE!!!!

Nenhum comentário:


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura