2ª Mostra Juventude tranformando com arte
Como é bom estar de volta a Nova Olinda e às minhas casas (a Casa Grande e a da minha família) ! É bom viajar, conhecer outras pessoas, rever os velhos amigos e trocar novas experiências - mas nosso lugar é sempre nosso lugar.
Fui para o Rio de Janeiro representar a Fundação Casa Grande na 2ª Mostra Juventude Transformando com Arte, organizada pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP). Lá, encontrei os membros da Rede Latino Americana de Arte e Transformação Social (que estão na foto comigo), que são jovens de outras instituições que fazem um trabalho parecido como o da Casa Grande.
Foi a segunda caravana que fiz com eles, sendo que a primeira foi no ano de 2007 (Icapui-CE - 7º Acampamento Latino-Americano da Juventude e Andorinha-BA, o V Sertão Brasil), mas antes de eu entrar nesse barco, eles já haviam feito o primeiro encontro em Salvador com os líderes e alguns jovens, passando por Campo Grande - MS. Agora, no Rio de Janeiro, foi a última prevista para no calendário de 2007, apesar de ter acontecido em 2008.
A reunião que tivemos com os lideres da Rede foi para conhecermos melhor como ela funciona, e decidir o proximo encontro, que será aqui na Casa Grande, êeeba!!!
Fiquei no Rio de Janeiro do dia 30 de maio a 5 de junho, e participei da Mostra que teve muita música, dança, sotaques diferentes, histórias variadas, animação por todos os lados, conversas e muita arte. Dentro da mostra estava no roteiro conhecermos vários centros do AfroReggae, ver de perto o trabalho que desenvolvem em algumas favelas do Rio de Janeiro, entre elas, Complexo do Alemão e Vigario Geral.
Foi bacana, ter ido lá nas favelas, e ver de perto não só o que a televisão mostra, mas um pouco mais. Quando entrei dentro dos centros do AfroReggae e vi o trabalho que eles desenvolvem com as crianças e jovens, já fiquei o coração mais conformado. O legal é que eles acreditam nos jovens. É como diz a frase que eu li em um dos centros do AfroReggae, em Vigário Geral: "Onde os outros não vêem saida, a gente vê arte!", e sai de lá com a certeza de que a arte transforma. Só que o Brasil, o mundo e a maioria das pessoas precisam ser sensibilizados por essa energia boa que a arte nos oferece. E na nossa rede o ponto principal é a tranfomação social.
Trouxe comigo na mala muita aprendizagem e saudades de amigos que conheci e levarei para sempre no meu coração. Saber que é bom darmos importância ao que se passa embaixo do nosso nariz e de alguma forma transformar em algo maior e melhor.
AÇÃO JÁ, BELEZA SEMPRE!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário