sexta-feira, 13 de junho de 2008

Na gibiteca eu li


Uma Biografia mangá
Osamu Tezuka

Titulo: O Surgimento do Mestre (1945 - 1950)
DE: Toshio Ban e Tezuka Produções


Estou lendo o segundo gibi da coleção Uma Biografia Mangá Osamu Tezuka, que é O Surgimento do Mestre. É bastante interessante, pois estou conhecendo mais sobre a vida de Osamu Tezuka, um mangaká (desenhista de mangás) que popularizou os mangás, com o seu traço diferente, dando nova vida ao mundo dos mangás, sendo o primeiro a adotar os meios cinematográficos de expressão nos mangás.E como ele disse, que nos mangás não era somente para as pessoas rissem com as histórias, mas chorassem também.
1945 foi quando terminou a segunda guerra mundial e nos anos seguintes todo o japão estava vivendo no pós - guerra, que foi um período, onde as pessoas estavam precisando de leitura pois durante a guerra não podia ler pelo fato que tinham que fazer racionamento de tudo até de papel para publicar, seja livros ou revistas.
A Nova Ilha do tesouro de Osamu Tezuka e Shitima Sakai foi o primeiro titulo a ser lançado no Pós-Guerra.Osamu Tekuza levou muito pé na bunda logo no inicio que começou a procurar as editoras, mas muitos acreditavam no seu trabalho, e fez com que ele não desistisse, pois desenhar e escrever era uma paixão.
Depois de ter assistido a animação "O cavalinho corcunda", Osamu Tezuka ficou impressionado com a animação, decidiu que queria fazer animação, e um dos publicos que queria fazer seria para as crianças. Um de seus personagens que virou animação foi o Astro-Boy.
Além dos mangás ele tinha uma paixão por filmes americanos, onde teve muita influência para fazer suas criações.
Sua faculdade nada tinha haver com desenhos, ele estudou para ser médico, mas não poderia deixar a faculdade quase no fim de sua formação, então teve que dividir o seu tempo em estudar e desenhar para entregar os mangás no prazo previsto - Esse período foi assim.Outras de suas paixões era o teatro e a música.Pois ele junto com amigos criaram um grupo de teatro, tornando-se ator.E sempre que podia ia até o teatro assistir consertos de óperas. Continua...

Nenhum comentário:


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura