terça-feira, 24 de junho de 2008

Na dvdteca eu assisti


Filme: Balzac e a Costureirinha
Direção: Dai Sijie
Roteiro: Dai Sijie e Nadine Perront, baseado em livro escrito por Dai Sijie
Produção: Lise Fayolle
Música: Wang Pujian
Fotografia: Jean Marie Dreujou



A história do filme se passa aos anos 70, Luo (Chen Kun) e Ma (Liu Ye) são dois jovens de 17 anos que, vivem na China comandada por Mao Tsé-Tung.
São obrigados a sairem de suas casas e deixarem a vida na cidade, para serem reeducados, por pessoas que eles mesmos nem conheciam.

Nessas montanhas onde foram ser reeducados havia muitas paisagens bonitas, a natureza bem cuidada, muito trabalho para ser feito, e povo de lá eram bastante" primitivos", não conheciam nada sobre livros, músicas e até as roupas eram bem antigas.Quando Luo e Ma chegaram, todos os seus livros foram queimados, e daquela gente toda apenas os dois sabiam ler, tirando o "quatro olhos"- que era um rapaz muito estudioso e que lia seus livros sem que ninguém soubesse, quero dizer até quando os meninos descobriram e até fizeram uma brincadeirinha (hahaha!!), de pegar alguns de seus livros escondidos para, ler e também ensinar a Costureirinha a ler também.

Essa jovem com o nome Costureirinha, foi muito importante para Luo e Má, não é atoa que ficaram amigos e acabou entre os três surgindo um sentimento maior que a amizade.
O filme mostra também, o respeito que todos tinham com as mulheres, e tinha uma gruta de água quente que era proibido, homens estarem por perto, pois só as meninas poderiam estar.
A amizade foi outro ponto bem forte, sempre os dois amigos se ajudando, e tirando de alguma confusão ou mal entendido.

É um filme muito bonito, e nos ensina que diante de momentos dificeis, não devemos desanimar, mostrar sempre quem somos e lutar pelo que acreditamos, tudo bem, que nem tudo podemos aceitar de cabeça baixa, se estamos certos e temos um conhecimento maior que outras pessoas devemos procurar ensinar o que sabemos para aqueles que acreditam e querem mudar.
E diante de tudo a amizade é o de mais forte que une, pois a sempre, amor, união, companheirismo, confiança.

Portanto quem quer aprender mais um pouco, assista o filme, pois sairá com um novo aprendizado.

Nenhum comentário:


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura