Carlos Diegues, o Cacá Diegues
Cineasta brasileiro nascido em Maceió AL, considerado o melhor e mais popular cineasta brasileiro, tendo a liberdade como uma das características dominantes de seus melhores filmes.
Seus filmes e sua carreira são citados em todas as enciclopédias de cinema, com destaque particular. Na juventude defendeu a participação do cinema na batalha das idéias, e na maturidade, condenou o chamado patrulhamento ideológico na criação da obra de arte. Sua obra tem sido objeto de estudos e teses publicados no Brasil e em outros países. Na França recebeu o título da Ordre des Arts et des Lettres, da qual depois tornou-se Officier,e também tornou-se membro da Cinemateca Francesa. Ganhador da Medalha Pedro Ernesto da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, também recebeu o título oficial de Comendador da Ordem de Mérito Cultural e a Medalha da Ordem de Rio Branco, a mais alta do país.Com Nara Leão também foi pai de Francisco ( 1972) e de seu casamento (1982) com Renata de Almeida Magalhães nasceu Flora (1986).
Com seus 15 filmes longa, entre eles Ganga Zumba (1964), A grande cidade (1966), Os herdeiros (1970), Quando o carnaval chegar (1972), Joana, a francesa (1973), Xica da Silva (1976), Chuvas de verão (1978), Bye-bye, Brasil (1979), Quilombo (1984) e Dias melhores virão (1990), participou de vários festivais internacionais, como Cannes, Veneza, Berlim, Nova York, Toronto etc.,
E agora eu tive a oportunidade de assistir o filme "Nenhum motivo explica a guerra",que mostra por depoimentos como foi a chacina que aconteceu em Vigário Geral e a infância dos jovens dentro das favelas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário