terça-feira, 10 de junho de 2008

Na dvdteca eu assisti



Filme: Nenhum motivo explica a guerra

Direção: Cacá Diegues e Rafael Dragaud


É um filme que conta como surgiu o AfroReggae, que hoje trabalha com crianças e jovens, dentro das favelas entre elas, Complexo do Alemão, Para de de Lucas e Vigario Geral, e que o AfroReggae surgiu na esperança de mudar um pouco a realiade dos jovens, dando a eles uma nova oportunidade.

O foco desse filme é em relatos de jovens que tiveram a infância perdida na favela e que cresceram vendo muita violência.E os relatos são de alguns dos integrantes do AfroReggae de moradores e pessoas como Caetano Velozo e Regina Casé que mudaram a imagem, de uma das favelas mais perigosas, Vigário Geral e passou a ser Vigario Geral Legal.

Digo mudar imagem pois em 1992 ouve uma chacina entre policia e trafiacntes e acabou morrendo vários trabalhadores, ouve uma revolta total da comunidade, foram até as ruas pedir justiça em nome das vitimas.As pessoas tinham até medo de sair nas ruas de Vigário, mas como é dito no filme, da destruição para transformação, dai começaram a fazer oficinas de percussão e ouve uma integração dos garotos da época, que faziam fila para tocar em apenas 12 instrumentos e alguns chegavam até brigar.E foi crescendo o sonho da transformação, Vigario sai das paginas policiais e passou aos cadernos de cultura.Hoje o respeito que o AfroReggae conseguiu entre os traficantes e as pessoas da cominidade é muito grande.

Na Viagem ao Rio de Janeiro, tive um enorme prazer de ir até esses centros do AforReggae dentro das comunidades e fiquei encantada, não conhecia a história, mas apartir desse filme a certeza aumentou, de que a arte transforma.


Nenhum comentário:


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura