quinta-feira, 29 de maio de 2008

Na internet eu acessei



O que é mangá?

No Japão o Gibi ou mangá como são chamados lá, são grande sucesso suas tiragens atingem milhões de exemplares.Em Tókio e nas grandes cidades japonesas, os mangás são leituras obrigatória no metrô.Ao final do dia,um serviço de limpeza urbana recolhe toneladas de mangás que serão reciclados e reaproveitados para a impressão dos mesmos.Os mangás são famosos por seus enredos completos e repletos de aventuras, pelos traços de seus personagens, pelo seu pouquíssimo texto, mas entendimento instantâneo e pelas suas histórias de variados gêneros que agradam a todos.Perfeccionistas, os japoneses já cronometraram o tempo de leitura do gibi e com isto calcularam o tempo médio que se lê uma pagina de mangá.O resultado foi 3,75 segundos por paginas!No Brasil a editora Conrad e a JBC publicam(ou já publicaram) os mángas: Dragon Ball, Dragon Ball Z, Cavaleiros do Zodiaco, Love Hina, Fushigi Yûgi, Vagabond, Sakura Card Captors, Guerreiras Magicas de Rayearth, InuYasha, Samurai X, Lobo Solitário,Akira, Adolf e entre outros. E para você que gosta de ler mangás a nossa gibitea tem uma prateleira completa com vários mangás.Mas cuidado para não começar pelo fim da história, é isso mesmo! Como o Japão é no oriente todos os mangás são escritos de forma oriental, e temos que ler da direita para esquerda(o contrário do ocidente).

Nenhum comentário:


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura