sexta-feira, 16 de maio de 2008

Na gibiteca eu li


COLEÇÃO GEN PÉS DESCALÇOS
AUTOR: Keiji Nakazawa

Gen Pés Descalços - Uma história de Hiroshima
O dia seguinte
A vida após a bomba
O recomeço

Li toda a Coleção Gen Pés Descalços de Keiji Nakazawa e fiquei encantada pois ele retrata a vida das pessoas que sofreram o ataque da bomba atômica em Hiroshima, de uma maneira envolvente, simples e poética.E para quem não sabe Keiji Nakazawa viveu todas as pressões que seus personagens sofreram durante a Segunda Guerra Mundial, afinal ele é um dos sobreviventes do ataque aéreo e conseguiu se salvar por pouco.E conta através desta coleção o que viveu há quase 50 anos.

Gen Nakaoka é o personagem principal da história e vive com sua família, todas as pressões do governo japonês durante a guerra, e daquele vilarejo apenas sua família era contra a guerra e a favor da paz, por causa disso eles foram muito perseguidos e sofreram nas mãos do povo e dos militares.Como eram pobres passaram por dificuldades e mesmo com dinheiro, não poderiam comprar comida, pois, era destinada para os soldados que estavam na guerra.O Povo fazia tudo em nome do imperador, uma pessoa que só se comunicava com eles pelo rádio e tinham-o como alguém importante mesmo sem nunca tê-lo visto.Depois que o Japão perdeu a guerra e a bomba atômica caiu, descobriram que foram usados pelo governo e acabaram perdendo suas famílias, mesmo não tendo nada haver com toda aquela disputa de poder.Gen conseguiu escapar por pouco, estava perto do muro da escola quando a bomba caiu. De sua familia morreram no atentado Eiko, Shingin e seu pai e sobreviveu sua mãe, gravida de 9 meses e mais 2 irmãos.A pequena Tomoko nasceu no dia que a bomba caiu e foi Gen, que com apenas 7 anos, fez o parto da sua mãe.Daí em diante, Gen seria o dono da casa.Mas, que casa? Se durante a explosão tudo foi pelos ares?!. Digo dono da casa, por que foi ele quem fez com que todos de sua família não desistisse diante toda aquela reviravolta em suas vidas.E o mais difícil foi reconstruir suas vidas, teriam que começar do zero.E uma coisa que achei legal o autor ter retratado, foi a união da família de Gen,que mesmo sem o pai presente continuaram unidos e seguindo o que ele ensinou.E o que fez a família de Gen não ter desistido no pior momento foi, a união.Como diz o ditado " a união faz a força".

E a lição que tiro para mim é que devemos fazer como Gen, não desistir no momento mais difícil e buscar uma preparação, mesmo que não tivermos e sermos fortes superando os nossos limites.

Nenhum comentário:


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura