sexta-feira, 27 de junho de 2008

Na biblioteca de literatura infanto juvenil eu li

Livro: Olhar de Descoberta
Coleção Literatura em minha casa
Escritores:João Anzarello, Jorge Miguel Marinho,Ignácio de Loyola Brandão, Moacir Scliar, Leo Cunha, Ilka Brunhilde, João Rio e Machado Diassis
Apresentação: Pedro Bandeira

Adorei esse livro, pois são contos e crônicas contados por esses escritores, que tiram da imaginação ou do dia-a-dia mesmo histórias que mexem mesmo com a gente.
Então uma explicação do que é conto: Conto é história inventada, e crônica pode ser inventada ou não, mas trata bem o que acontece durante o dia-a-dia.
A história de João Azarello" Meu amigo João" foi a primeira que li e foi a que mais mexeu comigo, pois retrata bem a história de uma amizade de dois amigos que iniciou quando ainda eram crianças.E como se o escritor da história, tivesse vivido e estive narrando, pois bem, ele tinha um amigo chamado João e depois que se conhecerem ficaram bastante amigos, um sempre dando a mão ao outro, e cresceram vivendo muitas aventuras na juventude.O tempo passa e o destino fazem que os dois se cruzem novamente, desta vez não é João que estar prescisando de ajuda e sim quem lhe deu sempre uma mão como ajuda, pois estava desempregado e foi a procura de emprego e quem o atendeu foi João, depois do abraço, João apenas disse ao amigo que as vagas tinham acabado e nada poderia fazer e seu amigo saiu de lá, sem que João lhe estendesse a mão.
Para mim foi um xoque, pois durante toda a história pareciam muito amigos e não tinha porque João ter tido aquela atitude.Vou procurar buscar minhas amizades, não com o interesse de somente receber, mas poder oferecer-lhe algo em troca, seja uma palavra de carinho, ou uma critica construtiva, e "jogar para bem longe um João como esse".
No livro tem outras histórias: O menino que respirava borboleta, Á espera do amor, lar, doce lar e outras bem legais.
Ler é bom!!

Na gibiteca eu li

Uma Biografia mangá
Osamu Tezuka


Titulo: O Surgimento do Mestre (1945 - 1950)
DE: Toshio Ban e Tezuka Produções


Estou continuando a postagem anterior do mangá "O surgimento do mestre", é bem bacana conhecer sobre Osamu Tezuka, e nessa coleção, estou podendo saber como era sua vida, até seus momentos mais engraçados.Conta no mangá, que Osamu, depois que foi conhecido, muita editoras o procuravam, entre elas a Mangá Shonen.Os editores que eram encarregados de pegar o material com Osamu, passavam por vários momentos de faltar a paciencia e estavam sempre correndo atrás dele, pois eram muitas editoras que o procurava e tinha algumas vezes que para não atrasar as edições ele desenhava, várias paginas de histórias diferentes.Lembrando que seu publico era as crianças.Não sei se Osamu cumpriu essa meta, mas por mês ele assistia a 30 filmes, e por ano queria ter assistido 365 filmes, massa!, massa!(bis), os filmes americanos era o que ele mais assistia, teve alguns casos que os editores o acharam no cinema

quinta-feira, 26 de junho de 2008

" Musica, Amizade, Aprendizado,Futuro..."


A Casa Grande já me proporcionou muitas alegrias, e boa parte delas, estar nas amizades, que venho colhendo, onde a partir delas tenho a oportunidade de crescer, aprendendo com a convivência e os ensinamentos deixados, que irão me servir para minha vida toda.
E quando é uma amizade sincera se aprende mais.Ao meu lado na foto estar Zé Henrique, que veio lá de Miracema - Tocantins, para conhecer pela primeira vez a Fundação Casa Grande.Ele que foi muito importante no crescimento musical de Alemberg.Depois de muito tempo só ouvindo falar dele, tive o grande prazer de conhcê-lo, tornando-o meu novo amigo.
Conversando com ele pude conhecer mais sobre sua vida, como era na época em que ele se reunia com seus amigos, levando discos de Bob Dylan, Raimundo Fagner, Diana Pequeno e outros.Onde eles moravam, Miranorte, não se ouvia e era ele quem levava sempre músicas novas, insentivando-os, a ouvirem uma música diferente e nova.E boa parte do que é a Casa Grande, foi pelo que Alemberg aprendeu com ele.
Pra mim, estar sendo bem bacana essa convivência, com Zé Henrique aqui na Casa Grande, tendo a oportunidade de ouvir suas histórias, e ouvir com ele as músicas que levava para seus amigos na juventude.

Na internet eu acessei


A escritora e poetiza Maria Dinorah, nasceu em em Porto Alegre, capital dos Pampas. Pequena ainda, ainda fez "artes" na Colônia de São Pedro, onde conviveu com bruxas de pano, cascas de ovos de avestruz, um urso muito louco e os primeiros medos.
Sempre no Rio Grande do Sul, a sua adolescência a surpreendeu na Aldeia dos Anjos, e concluiu seu curso de professora interna num colégio em São Leopoldo, onde a palavra liberdade começou a ter sentido.
Professora por formação, foi uma pioneira na literatura infantil e infanto-juvenil do Estado e na própria aproximação dos autores para crianças com as escolas. Com mais de cem livros publicados, entre prosa e poesia, estreou na literatura nos anos 1960, e pelas décadas seguintes se tornaria um dos autores mais lidos pelas crianças e jovens e idade escolar. Muitas de suas obras foram ilustradas por Luiz Alberto Prado, seu filho, arquiteto e artista plástico. Em seus livros, Maria Dinorah abordou questões como leitura, questões sociais e ecologia — ainda em vida a escritora recebeu a homenagem de dar nome a uma biblioteca ecológica em Porto Alegre. Dentre suas dezenas de livros, merecem destaque A Coragem de Crescer, Panela no Fogo, Barriga Vazia, Poesia Sapeca, Dobrando o Silêncio, Giroflê Giroflá e Coragem de Sonhar.
Maria Dinorah, faleceu ano passado ela tinha 82 anos e morreu em decorrência de complicações respiratórias.
Mas deixou em seus livros, seus pensamentos e suas lembranças, plantando em nossos corações uma semente de esperança e de liberdade.

Na biblioteca de literatura infanto juvenil eu li




Livro: Coragem de sonhar

Escritora:Maria Dinorah


Márcia é a personagem principal da história, então é ela narrando o que viveu.E junto com ela, Jeroni e Rogério, duas pessoas muito importantes no seu amadurecimento.

Então, tudo começa quando Márcia conta quem é ela e o que gosta, dar para perceber, que na sua juventude, foi uma garota sonhadora, que tinha os livros como uma paixão e estava procurando se conhecer, saber seus limites, estava em uma fase de descobertas.Idéias e muita imaginação, tinha de sobra, mas não sabia como usa-lá, foi daí que conheceu Jeroni, na verdade ela tinham se conhecidos quando crianças, e depois na juventude, se encontraram novamente.
Jeroni era uma garota, que se preocupava em estar sempre ajundando os outros, e foi através de sua amizade que Márcia ensentivada por Jeroni começou a escrever, tudo que pensava seja lembranças ou até poemas.
E Rogério foi e acho que ainda é o grande amor da vida de Márcia, um garoto, que roubou a atentação de Márcia, e fez seu coração bater forte, até que com a ajuda de Jeroni, começaram a namorar.
A história resume nessas três pessoas, que descobriram que a amizade é base de tudo, chegando a transformar vidas.E o com a ajuda de Jeroini e Rogério, Márcia foi se descobrindo.Hoje como no livro, ela casou com Rogério, eles tem um filho, e continuam sempre com a coragem de sonhar e com novos objetivos. E Jeroni, trabalha em um hospital, um lugar onde pode contribuir bastante e onde sua personalidade se encaixa bem, e quem sabe se um grande amor não estar por vim, torço muito para que ela encontre alguém e seja feliz.
Três histórias juntas pelo destino, sonhar é bom e se acreditarmos no sonho pode se tornar realiade.


terça-feira, 24 de junho de 2008

Na dvdteca eu assisti


Filme: Balzac e a Costureirinha
Direção: Dai Sijie
Roteiro: Dai Sijie e Nadine Perront, baseado em livro escrito por Dai Sijie
Produção: Lise Fayolle
Música: Wang Pujian
Fotografia: Jean Marie Dreujou



A história do filme se passa aos anos 70, Luo (Chen Kun) e Ma (Liu Ye) são dois jovens de 17 anos que, vivem na China comandada por Mao Tsé-Tung.
São obrigados a sairem de suas casas e deixarem a vida na cidade, para serem reeducados, por pessoas que eles mesmos nem conheciam.

Nessas montanhas onde foram ser reeducados havia muitas paisagens bonitas, a natureza bem cuidada, muito trabalho para ser feito, e povo de lá eram bastante" primitivos", não conheciam nada sobre livros, músicas e até as roupas eram bem antigas.Quando Luo e Ma chegaram, todos os seus livros foram queimados, e daquela gente toda apenas os dois sabiam ler, tirando o "quatro olhos"- que era um rapaz muito estudioso e que lia seus livros sem que ninguém soubesse, quero dizer até quando os meninos descobriram e até fizeram uma brincadeirinha (hahaha!!), de pegar alguns de seus livros escondidos para, ler e também ensinar a Costureirinha a ler também.

Essa jovem com o nome Costureirinha, foi muito importante para Luo e Má, não é atoa que ficaram amigos e acabou entre os três surgindo um sentimento maior que a amizade.
O filme mostra também, o respeito que todos tinham com as mulheres, e tinha uma gruta de água quente que era proibido, homens estarem por perto, pois só as meninas poderiam estar.
A amizade foi outro ponto bem forte, sempre os dois amigos se ajudando, e tirando de alguma confusão ou mal entendido.

É um filme muito bonito, e nos ensina que diante de momentos dificeis, não devemos desanimar, mostrar sempre quem somos e lutar pelo que acreditamos, tudo bem, que nem tudo podemos aceitar de cabeça baixa, se estamos certos e temos um conhecimento maior que outras pessoas devemos procurar ensinar o que sabemos para aqueles que acreditam e querem mudar.
E diante de tudo a amizade é o de mais forte que une, pois a sempre, amor, união, companheirismo, confiança.

Portanto quem quer aprender mais um pouco, assista o filme, pois sairá com um novo aprendizado.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Na internet eu acessei

Fidel Castro, Cuba 49 anos no seu poder

Fidel Castro é Presidente de Cuba desde a Revolução Cubana (1958-1959), que derrubou o governo pró-americano do general Fulgêncio Batista. Esta revolução tinha um caráter nacionalista e socialista, pois recebeu forte influência do “companheiro” Ernesto Che Chevara(conhecido como “Che”) e do irmão de Fidel, Raúl Castro. (Que pouco tempo atrás ficou no poder de Cuba, na saida de Fidel).
Após a revolução, Fidel implantou um sistema socialista na ilha, acabando com a desigualdade social entre os cidadãos cubanos. Implantou uma economia planificada, que contou com o apoio soviético durante a Guerra Fria. Após a queda do muro de Berlim e o fim dos regimes socialistas na Europa Oriental, Cuba começou a passar dificuldades sem os investimentos soviéticos. Atualmente, embora possua bons sistemas educacional e de saúde, os cubanos sofrem com as dificuldades financeiras.
Fidel acabou se tornando inimigo dos Estados Unidos e hoje Cuba é o único país socialista.

Frases de Fidel Castro:

"Em vez de nos agredirem como nos agridem, por que é que não fazem simplesmente uma pergunta: como é possível que Cuba em 30 anos tenha feito o que a América-Latina não fez em 200 anos?"

"Um revolucionário pode perder tudo: a família, a liberdade, até a vida. Menos a moral"

"A história me absolverá."

"Viver acorrentado é viver na vergonha".

Na dvdteca eu assisti


Filme: Revolucion!
A verdade sobre Fidel Castro

Produção: Cuba/1959
Direção-Produção: Victor Pahlen
Narração: Errol Flynn



Um filme com imagens da Revolução Cubana, produzido por Victor Pahlen e Errol Flynn.
No inicio é mostrando os dois lados de Cuba o rico, onde nas noitadas se via muitos turistas americanos e pessoas de classe alta em casinos, e outro lado da pobreza as pessoas que precisavam de mais atenção, e viviam sem dinheiro e comida.
Na época o povo estava vivendo a ditadura do governo de Batista, escolas foram fechadas e o povo não tinham liberdade, daí tentanto mudar essa situação, surgiu Fidel Castro um revolucionário que junto com Che Chevara e outros, libertaram Cuba da ditadura e derrubaram o governo de Batista.
Fidel foi muito elogiado e as pessoas saiam nas ruas para dar as boas vindas ao novo governo, que estava por vir, 1 milhão de pessoas nas ruas o esperavam.Foram derrubadas escolas, construídas pelo governo anterior para serem levantadas outras com a ideia do governo seguinte.
Com o apoio da população Cubana, formam executados mais de 300 criminosos.
Devido a motivos políticos, o filme só foi exibido na Rússia e depois arquivado por quase 50 anos.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Na internet eu acessei



Carlos Diegues, o Cacá Diegues


Cineasta brasileiro nascido em Maceió AL, considerado o melhor e mais popular cineasta brasileiro, tendo a liberdade como uma das características dominantes de seus melhores filmes.
Seus filmes e sua carreira são citados em todas as enciclopédias de cinema, com destaque particular. Na juventude defendeu a participação do cinema na batalha das idéias, e na maturidade, condenou o chamado patrulhamento ideológico na criação da obra de arte. Sua obra tem sido objeto de estudos e teses publicados no Brasil e em outros países. Na França recebeu o título da Ordre des Arts et des Lettres, da qual depois tornou-se Officier,e também tornou-se membro da Cinemateca Francesa. Ganhador da Medalha Pedro Ernesto da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, também recebeu o título oficial de Comendador da Ordem de Mérito Cultural e a Medalha da Ordem de Rio Branco, a mais alta do país.Com Nara Leão também foi pai de Francisco ( 1972) e de seu casamento (1982) com Renata de Almeida Magalhães nasceu Flora (1986).
Com seus 15 filmes longa, entre eles Ganga Zumba (1964), A grande cidade (1966), Os herdeiros (1970), Quando o carnaval chegar (1972), Joana, a francesa (1973), Xica da Silva (1976), Chuvas de verão (1978), Bye-bye, Brasil (1979), Quilombo (1984) e Dias melhores virão (1990), participou de vários festivais internacionais, como Cannes, Veneza, Berlim, Nova York, Toronto etc.,
E agora eu tive a oportunidade de assistir o filme "Nenhum motivo explica a guerra",que mostra por depoimentos como foi a chacina que aconteceu em Vigário Geral e a infância dos jovens dentro das favelas.

Na gibiteca eu li


Uma Biografia mangá
Osamu Tezuka

Titulo: O Surgimento do Mestre (1945 - 1950)
DE: Toshio Ban e Tezuka Produções


Estou lendo o segundo gibi da coleção Uma Biografia Mangá Osamu Tezuka, que é O Surgimento do Mestre. É bastante interessante, pois estou conhecendo mais sobre a vida de Osamu Tezuka, um mangaká (desenhista de mangás) que popularizou os mangás, com o seu traço diferente, dando nova vida ao mundo dos mangás, sendo o primeiro a adotar os meios cinematográficos de expressão nos mangás.E como ele disse, que nos mangás não era somente para as pessoas rissem com as histórias, mas chorassem também.
1945 foi quando terminou a segunda guerra mundial e nos anos seguintes todo o japão estava vivendo no pós - guerra, que foi um período, onde as pessoas estavam precisando de leitura pois durante a guerra não podia ler pelo fato que tinham que fazer racionamento de tudo até de papel para publicar, seja livros ou revistas.
A Nova Ilha do tesouro de Osamu Tezuka e Shitima Sakai foi o primeiro titulo a ser lançado no Pós-Guerra.Osamu Tekuza levou muito pé na bunda logo no inicio que começou a procurar as editoras, mas muitos acreditavam no seu trabalho, e fez com que ele não desistisse, pois desenhar e escrever era uma paixão.
Depois de ter assistido a animação "O cavalinho corcunda", Osamu Tezuka ficou impressionado com a animação, decidiu que queria fazer animação, e um dos publicos que queria fazer seria para as crianças. Um de seus personagens que virou animação foi o Astro-Boy.
Além dos mangás ele tinha uma paixão por filmes americanos, onde teve muita influência para fazer suas criações.
Sua faculdade nada tinha haver com desenhos, ele estudou para ser médico, mas não poderia deixar a faculdade quase no fim de sua formação, então teve que dividir o seu tempo em estudar e desenhar para entregar os mangás no prazo previsto - Esse período foi assim.Outras de suas paixões era o teatro e a música.Pois ele junto com amigos criaram um grupo de teatro, tornando-se ator.E sempre que podia ia até o teatro assistir consertos de óperas. Continua...

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Na biblioteca de literatura infanto juvenil eu li

LIVRO: Simbad, o marujo
COLEÇÃO FANTASIAS


É um livro com uma linguagem fácil de compreender, o personagem principal da história é Simbad, na verdade são dois Simbads, Simbad o pobre, um homem magro e trabalhador, e Simbad o rico, um homem simpatico e cheio de histórias para contar, já foi rico, pobre e viveu muitas aventuras no mar que sempre foi uma de suas paixões. A ideia que dar é que os dois são o mesmo, em diferentes momentos de suas vidas.
Para quem gosta de navegar mesmo em uma aventura é só vir junto com Simbad, e procurar ser como um deles ir em busca dos sonhos, errar mais consertar o erro e viver aquilo como uma aprendizagem, construir sua história com suas próprias mãos e viver muitas aventuras para contar.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Na dvdteca eu assisti



Filme: Nenhum motivo explica a guerra

Direção: Cacá Diegues e Rafael Dragaud


É um filme que conta como surgiu o AfroReggae, que hoje trabalha com crianças e jovens, dentro das favelas entre elas, Complexo do Alemão, Para de de Lucas e Vigario Geral, e que o AfroReggae surgiu na esperança de mudar um pouco a realiade dos jovens, dando a eles uma nova oportunidade.

O foco desse filme é em relatos de jovens que tiveram a infância perdida na favela e que cresceram vendo muita violência.E os relatos são de alguns dos integrantes do AfroReggae de moradores e pessoas como Caetano Velozo e Regina Casé que mudaram a imagem, de uma das favelas mais perigosas, Vigário Geral e passou a ser Vigario Geral Legal.

Digo mudar imagem pois em 1992 ouve uma chacina entre policia e trafiacntes e acabou morrendo vários trabalhadores, ouve uma revolta total da comunidade, foram até as ruas pedir justiça em nome das vitimas.As pessoas tinham até medo de sair nas ruas de Vigário, mas como é dito no filme, da destruição para transformação, dai começaram a fazer oficinas de percussão e ouve uma integração dos garotos da época, que faziam fila para tocar em apenas 12 instrumentos e alguns chegavam até brigar.E foi crescendo o sonho da transformação, Vigario sai das paginas policiais e passou aos cadernos de cultura.Hoje o respeito que o AfroReggae conseguiu entre os traficantes e as pessoas da cominidade é muito grande.

Na Viagem ao Rio de Janeiro, tive um enorme prazer de ir até esses centros do AforReggae dentro das comunidades e fiquei encantada, não conhecia a história, mas apartir desse filme a certeza aumentou, de que a arte transforma.


sexta-feira, 6 de junho de 2008

Companhia Étnica



Nessa viagem ao Rio de Janeiro, além de muito aprendizado eu trouxe muitas pessoas no meu coração,pessoas que passam pela gente e marcam mesmo, e que deixam saudade, esse rapaz que está comigo na foto é Carlos Henrique Braz, é dançarino da Cia. Étnica, uma companhia de dança que se aprensentou durante a 2ª Mostra Juventude Transformando com Arte.

Eu não poderia deixar de falar dele, pelo seu entusiamo de estar sempre em busca das coisas, jamais desistir e, como ele disse, ultrapassar os desafios e buscar sempre estar crescendo e evoluindo.

Quero muito trazer a companhia Etnica para a Mostra Sesc Cariri de Cultura, pois são jovens profissionais que vêem a arte como uma nova porta aberta para crescer, uma nova oportunidade, e que desafiam mesmo as impossibilidades para ir em busca dos sonhos.


Viajar é bom, conhecemos outras pessoas, ensinamos o que sabemos e trazemos conosco o que nos ensinaram. Para resumir o que vivi nesses dias: transformação, saudade, conhecimento, arte, troca, ação...!!!

Viagem para o Rio de Janeiro com a Rede Latino Americana de Arte e Transformação Social



2ª Mostra Juventude tranformando com arte

Como é bom estar de volta a Nova Olinda e às minhas casas (a Casa Grande e a da minha família) ! É bom viajar, conhecer outras pessoas, rever os velhos amigos e trocar novas experiências - mas nosso lugar é sempre nosso lugar.

Fui para o Rio de Janeiro representar a Fundação Casa Grande na 2ª Mostra Juventude Transformando com Arte, organizada pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP). Lá, encontrei os membros da Rede Latino Americana de Arte e Transformação Social (que estão na foto comigo), que são jovens de outras instituições que fazem um trabalho parecido como o da Casa Grande.
Foi a segunda caravana que fiz com eles, sendo que a primeira foi no ano de 2007 (Icapui-CE - 7º Acampamento Latino-Americano da Juventude e Andorinha-BA, o V Sertão Brasil), mas antes de eu entrar nesse barco, eles já haviam feito o primeiro encontro em Salvador com os líderes e alguns jovens, passando por Campo Grande - MS. Agora, no Rio de Janeiro, foi a última prevista para no calendário de 2007, apesar de ter acontecido em 2008.
A reunião que tivemos com os lideres da Rede foi para conhecermos melhor como ela funciona, e decidir o proximo encontro, que será aqui na Casa Grande, êeeba!!!
Fiquei no Rio de Janeiro do dia 30 de maio a 5 de junho, e participei da Mostra que teve muita música, dança, sotaques diferentes, histórias variadas, animação por todos os lados, conversas e muita arte. Dentro da mostra estava no roteiro conhecermos vários centros do AfroReggae, ver de perto o trabalho que desenvolvem em algumas favelas do Rio de Janeiro, entre elas, Complexo do Alemão e Vigario Geral.
Foi bacana, ter ido lá nas favelas, e ver de perto não só o que a televisão mostra, mas um pouco mais. Quando entrei dentro dos centros do AfroReggae e vi o trabalho que eles desenvolvem com as crianças e jovens, já fiquei o coração mais conformado. O legal é que eles acreditam nos jovens. É como diz a frase que eu li em um dos centros do AfroReggae, em Vigário Geral: "Onde os outros não vêem saida, a gente vê arte!", e sai de lá com a certeza de que a arte transforma. Só que o Brasil, o mundo e a maioria das pessoas precisam ser sensibilizados por essa energia boa que a arte nos oferece. E na nossa rede o ponto principal é a tranfomação social.
Trouxe comigo na mala muita aprendizagem e saudades de amigos que conheci e levarei para sempre no meu coração. Saber que é bom darmos importância ao que se passa embaixo do nosso nariz e de alguma forma transformar em algo maior e melhor.
AÇÃO JÁ, BELEZA SEMPRE!!!!

Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura