sexta-feira, 20 de março de 2009

Na gibiteca eu li


GIBI: As aventuras de uma criminológa - "Um caso real"
terceira edição - especial
ROTEIRO: Giancarlo Berardi e Maurizio Mantero
DESENHISTA: Laura Zuccheri
A vida de um criminologo não é fácil, principalmente quando o caso é familia. Nessa terceira edição Julia Kendall vive isso, pois está começando a entrar de vez nessa vida de investigação, muita correria e pouco tempo com a familia. Foi preciso arrumar uma governanta para manter a casa em ordem e limpa.Ela até sentiu um pouco por isso, mas não poderia mudar o que estava acontecendo, ou iria continuar a correr atrás do seu sonho, ou iria ficar em casa, sendo domestica. A liguagem não foi bem essa, de domestica, foi apenas um exemplo do poderia acontecer. Seu novo caso, foi bem mais real que os outros, pois na situação que aconteceu, estava ela e seu namorado, mantidos reféns de um sequestro. Ela junto? Até pode surgir essa pergunta. Acontece que ela não escolheu isso, apenas estava namorando um rapaz, "sentado na grana" ou melhor "milhionário", e o sequestro não era apenas pelo resgate mais um acerto-de- contas com um parente do rapaz. No final, tudo acaba resolvido. Mesmo estando em um cativeiro, ela consegue fugir e pedir ajuda aos seus amigos de trabalho. Parece até filme, morre apenas os maus e os bonzinhos conseguem se sair bem, quero dizer, menos o casal, pois o namorado da Julia teve que ir embora, e só se viam quando ela o iria visitar. Mas de tudo isso, rendeu-lhes uma forte amizade.

Nenhum comentário:


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura