sexta-feira, 20 de março de 2009

Na gibiteca eu li

MANGÁ: Vababond - A História de Musashi
Baseado no livro de Eiji Yoshikawa
DESENHO: Takehiko Inoue

Essa epopeia que Musashi vem vivendo, é um ensinamento atrás do outro, pois ele está se "construindo" aos poucos. Errando para tentar acertar, conseguir ser o tão sonhado samuraí. Nessa nova edição que li, ele se mostra bem mais maduro, pois tudo que viveu contribuiu para o começo dessa transformação. Todos que passaram, é vem passando por sua vida contribuiram muito, um exemplo forte é monge Takuan, mestre In-Ei e Inshun.

Agora Musashi, está bem perto de conhecer o mestre Yagyu Sekishusai. Luta com quatro dos espachins do castelo, e Joutaro contribui para isso, ao matar um cachorro do castelo. O legal dessa luta, é que Musahi começa a perceber que tudo que aprendeu até aquele momento, estava servindo e tudo tinha um sentido, e mesmo lutando sozinho, manteve a calma e isso foi o que deixou os seus adversários, de bocas abertas, pois nunca tinham visto alguém lutar como ele.

A luta não acaba, Musashi cai dentro do rio e consegue chegar ao castelo, tudo que queria com a luta era mostrar sua abilidade para conhecer Yagyu e duelar com ele.

Um momento especial é quando ele rever Ostu. Ela paralisa de medo, por pensar ser outra pessoa. Musashi não acretida ao saber que o mestre tão sonhado para um duelo está doente. Mesmo assim, entra no castelo e começa a vistoriar para conhece-lo. Continua...

Nenhum comentário:


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura