quinta-feira, 26 de março de 2009

Na gibiteca eu li

MANGÁ: Vababond - A História de Musashi]
Baseado no livro de Eiji Yoshikawa
DESENHO: Takehiko Ino


Musashi consegue realizar o seu mais novo desejo, que é conhecer Yagyu Sekishusai. Mas ao se deparar com ele dormindo em seus apuzentos, não entende como ele é considerado invensivel. Tenta atacá-lo dormindo mais não consegue. É como se Yagyu tivesse um controle sobre os movimentos de Miyamoto Musashi mesmo dormindo. É de paralizar mesmo. Penso, que é por isso, que a força não está só na espada.
Miyamoto passa pelo que muitos de nós passamos, quando pensamos que sabemos tudo sobre algum assunto ou abilidade, descobrimos que ainda temos muito para aperfeiçoar.
Musashi decide, continuar viajando para conseguir encontrar onde está a verdadeira força.
Ostu e Joutaro saiem em busca dele. E Mathachi, começa a ver, o lado ruim de está disfarçado de outra pessoa.
Falta pouco, para mim terminar de ler essa coleção mágica e ao mesmo tempo real. Aqui podemos encontrar além de desenhos exuberantes, ensinamentos que podemos levar pela vida toda. Miyamoto Musashi, está dentro de cada um de nós. Pelo menos somos parecidos com ele em alguma coisa, por pequena que seja. Já esta me dando até vontade de rêler a coleção, mesmo que não publique no meu blogger. É linda, e vale muito apena adquirir o que ela quer nos passar.

Nenhum comentário:


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura