quinta-feira, 26 de março de 2009

Na gibiteca eu li

Gibi: Aventuras de uma criminóloga
quarta edição especial
Roteiro: Giancarlo Berardi e Lorenzo Calza
Desenhos: Roberto Zaghi

Julia vem me contagiando com esse seu jeito meigo de uma jovem universitária, que ainda tem muitos desafios para enfrentar. Em relação a sua vida profissional já decidiu que a criminologia é o que quer seguir, pois nos casos em que estava investigando junto com seus colegas de trabalho todos sairam resolvidos. Mas já sua vida pessoal, a sempre um tropeço. Nessa edição acabou se envolvendo com Jiro, um cara intelectual e mais velho, dono de uma loja de arte, em uma comunidade de japoneses, nos Estados Unidos da América. Kendall quando o conhece fica encantada e logo se apaixona e começa a sair com ele. Ela decobre mais tarde, que ele é um dos envolvidos, na chacina em que ela e o professor Cross estavam investigando. E que ela não passou de um alibi, para ele. Acontece, que Julia não poderia entregá-lo, pois além de esta gostando muito dele, não poderia mostrar sua vida pessoal em público. Mas deu para entender, que com isso ela aprendeu e até conheceu um lado seu que não conhecia. E decidiu que haveria algumas mudanças, mesmo que fossem simbolicas.
Aprendi que não devemos nos atirar as cegas, para alguma coisa ou alguém que não conhecemos. Pois devemos procurar sempre conhecer as pessoas que encontramos pelo caminho. Buscando esta junto daquelas que poderam nos guiar para um caminho bom.

Nenhum comentário:


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura