sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Na gibiteca eu li



GIBI: Vababond - A História de Musashi
Baseado no livro de Eiji Yoshikawa
DESENHO: Takehiko Inoue
No segundo gibi da coleção, Takezo luta contra todos da sua aldeia, e a rejeição só aumenta. Em uma de suas fugas, encontra na floresta o monge Takuan, a quem lhe dá algumas lições de vida.
E isso vai fazendo com que Takezo comece a pensar sobre seus atos.
Depois de muito tentarem capturá-lo, o monge tem a ideia de levar a jovem Ostu na captura e deu certo, pois Takezo estava na aldeia só para lhe avisar que Mathachi estava vivo.
Estando muito fraco, pois a dias não comia Takezo foi levado para o templo.Onde ficou amarrado em uma corda sobre uma arvore, sem comer nem beber.
Em seus momentos de delirios, lembra de sua familia, e dos ensinamentos dados por seus por seu pai e tudo aquilo fica na sua mente. Ele está bastante fraco, mas a alguma coisa ou alguém que não lhe deixa morrer.
Sua amiga Ostu, escondida de todos tenta levar para ele bolinhos de arroz, mas suas tentativas sempre fracassavam, por ser muito alto onde ele estava ela não conseguia colocar os bolinhos na sua boca.
Um de seus inimigos vem matá-lo e o solta mas não o mata, pois o monge aparece, o inimigo corre.
Takezo é levado pelo monge a um certo lugar, para matá-lo, mas não é morto, pois não é isso que o monge pretende, ele quer ajudá-lo a si descobrir, percebe que dentro de Takezo só a escuridão e que ele precisa encontrar a luz, mas para encontrar a luz precisa levar a escuridão com ele.
Tem dois momentos nessa história que devemos tirar como ensinamento e são bem parecidos com o que já ouvi um amigo contar.
No momento que o inimigo solta Takezo não é para salvá-lo, mas para matá-lo. Quando ele preso pela sua amiga e pelo o monge, é para ensinar para ele tudo de errado que fez, tentando ajuda-lo.
É o mesmo significado da frase " Nem sempre quem lhe poe na merda é inimigo, e nem sempre quem tira é amigo".
Takezo, está como muitas pessoas, tentando se descobrir ou apenas cumprindo seu destino.
Continua...

Nenhum comentário:


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura