sábado, 28 de fevereiro de 2009

Na dvdteca eu assisti


FILME: A CASA DOS ESPÍRITOS
DIREÇÃO: Bille August
O filme é lindo, uma história cheia de magia e mistérios, onde o amor é mais forte que tudo isso.
A linguagem desse filme é muito forte, mexe com o consciente e o inconsciente de qualquer pessoa. Não sei se em algum lugar desse mundo possa existir uma casa assim, com uma mulher que prever as coisas acontecerem antes de realmente acontecer. Mas uma família como a dela, com um marido que já foi pobre batalhou muito para ser rico e acabou se tornando um homem cruel e rígido, fazendo ela e sua filha sofrerem, existe.
Penso que o verdadeiro mistério dessa história possa ser Clara. Pois com seus "poderes", ou "sexto sentido", penso que ela é quem escreve minuciosamente essa história. Através de seus sonhos pode saber ou sentir o sentimento de outras pessoas, como é o exemplo de sua cunhada, o sentimento delas se tornou forte por isso, Clara consegue sentir o afeto a mais que sua cunhada sente por ela e isso as torna ligadas, causando o ciúme de seu marido.
Clara representa também uma mulher forte e decidida. Podemos perceber isso, desde sua infância.
Mas todas as suas decisões, sempre tem um porque, pois vejo que ela prever os resultados dos seus atos, e sempre são bons.
Toda essa história me fez lembrar o livro "São Bernardo", de Graciliano Ramos, as histórias se parecem muito, o que diferencia são alguns detalhes, como: em São Bernardo, nasce um menino e morre, e no filme uma menina e um filho bastardo.E entre outras coisas.
Essa história me fez ver quê o que temos de mais precioso é a vida. E devemos lutar por ela e ser forte, defendendo-a de pessoas más. E para conseguirmos isso, devemos, cultivar o amor da família, procurando ser bom para o próximo, amar e respeitar o sentimento dos outros e lutar sempre pelo que mais acreditamos. Como diz uma música: "plantar flores para colher boas flores".
Pois se não tivermos cuidado de como construimos nossa jornada, o que agora foi apenas uma "destruição" simples, amanhã poderá se tornar em um "furação" e acabará com tudo. E é com o Amor que conseguiremos ser felizes.

Nenhum comentário:


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura