sexta-feira, 11 de abril de 2008

Na gibiteca eu li


GIBI:Rumo ao desconhecido
Autor: Gino D´Antonio


A história começa com a desembarcação na America de Brett Mac Donald, recém-chegado da Europa.Onde veio em busca de uma vida nova.Ao sair do porto do navio, acabou conhecendo Lewis em uma situação não muito agradavel e como o desconhecido estava em apuros resolveu ajuda-lo ganhando assim uma amizade e o quê ele não sabia é que iria lhe abrir algumas portas com oportunidades grandiosas. E em pouco tempo os dois já sabiam sobre a história do outro, como Brett desenhava muito bem Lewis convidou-o para irem juntos a uma expedição pela América onde iriam explorar algumas terras que ainda não eram conhecidas e com a ajuda de Brett poderiam ter os espaços desenhados em mapas.Brett aceitou o convite e no dia seguinte ao lado de Lewis foi ao palácio do presidente americano, onde Brett é apresentado aos outros companheiros que iriam a frente da expedição.
No dia 14 de maio de 1804 a expedição parte de Saint Louis pelo rio Missouri, o barco transportava o material e os quarenta e seis componentes. Para Brett tudo é novo e seus primeiros dias não siaram muito bem, foi acontecendo tudo naturalmente e com isso Brett foi aprendendo a conviver com o novo ambiente, seus novos amigos e com os novos desafios que iriam encontrar, pois aquelas terras eram dos peles-vermelhas(os indios), e sabiam que algumas das tribos não iriam resolver tudo com a paz, e em pouco tempo todos da tripulação estavam todos unidos e preparados para tudo.Ouve o primeiro ataque e rapitaram Brett para uma tribo, e lá vivia Sincaweja uma bela india que tinha sido rapitada de sua tribo quando criança e ajudou Brett a fugir assim ela poderia com a ajuda dele reencontrar sua tribo.E o tempo que ficou no cativeiro Brett ouviu que alguém estava interessado em destruir a expedição e os estudos no qual eles estavam fazendo e que havia se aliado a tribo para destrui-los.Como o plano não deu certo eles iriam atacar novamente.Brett e Sincaweja chegaram a tempo de continuar a viagem e contaram aos companheiros tudo oque eles descobriram.Sabiam que no decorrer da viagem encontrariam outras tribos que lhes ajudariam bastante e uma delas foi a de Sincaweja.Durante
alguns dias ao lado de Sincaweja Brett havia se apaixonado e percebeu que a bela india também.Mas para conseguir realizar o desejo do seu coração teriam que encontrar a tribo de sua amada e pedir sua mão ao irmão dela.
Enfim... - encontraram a tribo de Sincaweja, e seu irmão recebeu a todos com muita alegria.E soube do amor de Brett por sua irmã e consentiu, mas com um porém, Brett teria que passar pr uma prova de coragem e se passasse poderia ter a india com sua esposa.QUE SURPRESA!...Brett venceu a prova.Pois com tudo que passou e as aventuras que vivem cresceu muito na coragem e sua personalidade melhorou bastante e aprendeu muito com seus amigos.Brett casa com Sincaweja e passa alguns dias ao lado dela.Mas a aventura continua,Brett tem que seguir para continuar a expedição e deixa sua esposa com a sua tribo e segue seu caminho.Ah!, não posso esquecer de relatar que eles descobriram quem estava por tras de destruir a expedição.Toda a expedição pela America durou 2 anos juntos os amigos já haviam explorado boa parte da região.Então resolverão voltar para suas casas e Brett não via a hora de rever sua esposa.E oa chegar uma surpresa, ver nos braços de Sicaweja o seu primeiro filho, onde lhe da o nome de patric (O Pat).Brett despedi-se de seus amigos e agradece tudo que viveu esse tempo ao lado deles.Então resolve viver ao lado de sua familia junto a tribo de Sincaweja.Mas a história continua no proximo gibi...

Nenhum comentário:


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura