terça-feira, 15 de abril de 2008

Na gibiteca eu li


GIBI: Histórias Gerais
AUTOR: Wellington Srbek
DESENHO: Flávio Colin

É sempre bom conhecermos mais sobre a nossa história, cultura e procurar não esquecê-la. Hoje em dia com a tecnologia melhorou muito nossa comunicação e cada vez mais temos a oportunidade de assistir através do cinema filmes que retratem bem essas nossas histórias e no gibi não é diferente e quase como um filme pelo fato de ser uma uma arte em sequência, onde valoriza muito o desenho e a escrita.
O gibi Histórias Gerais conta histórias que aconteceram lá pelos lado de Minas Gerais no Centro Sul do Brasil.Onde Nessa época quem tinha o poder local era os coronéis-fazendeiros. Mostra também os cangaceiros outros persongens que fizeram história e se mostravam mais poderosos do que os próprios coronéis.Era muito comum um camponês pegar uma arma para "vingar a honra", para defender dos latifundiários que queriam oprimi-lo.O foco maior foi esse que retratado no gibi.Entrando mais na história... um cangaceiro muito falado e temido por todos
era o Antonio Mortalma, que depois de matar muita gente e fazer mal as pessoas de bem acabou sendo traido e morto por seus proprios capangas.Coronéis como Saturno, Manuel Grande e entres outros mortos pelos cangaceiros ou por gente do governo, representado bem por Odorico Pereira.Na época em que se passa as histórias escritas e narradas por Wellington Srbek, mostra bem como funcionavam as oligarquias, os camponeses tinha que acatar tudo que o coronel mandasse, seja na pior humilhação que sofresse e para piorar as coisas tinha que receber insultos e mal tratos dos cangaceiros ( um grupo organizado por ex- camponeses que tiveram suas familias e vidas maltratadas pelos coroneis).Bem... então foi isso!...ficou mais um pouquinho guardado comigo na minha mémoria...acho que já deu para vocês entenderem um pouco da história, mas só lendo mesmo para cada um tirar suas proprias conclusões.Tenho algo a dizer é muito bom vale muito apena ler.Leitura sempre!

Nenhum comentário:


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura