sábado, 13 de setembro de 2008

Na biblioteca de literatura infanto juvenil eu li



LIVRO: Anita Garibaldi

ESCRITORA: Heloisa Prieto



O livro é uma biografia de Anita Garibaldi, que nasceu aqui no Brasil, em Lacuna, Santana Catarina.Perdeu seu pai com 12 anos de idade, e ficou com a mãe e as irmãs, mas preferia a companhia do seu Tio Antonio, onde viajava nas suas histórias e ideias monarquistas, adorava cavalgar, nadar no mar, coisa que na sua época menina não podia, e por isso despertou raiva e inveja, nas figuras femininas, entre filhas e mães, pois temiam perder seus pretendentes para a amazona, com muitas chamavam Anita.
Fora obrigada a se casar em um casamento arranjado com o sapateiro Manuel Duarte Aguiar, quando tinha apenas 14 anos, como diz no livro, o seu marido a deixou e foi para o exercito. Anos mais na frente durante a Guerra dos Farrapos, Anita já com 18 anos encontra com Giusephe Garibaldi, um italiano que veio para o Brasil em fuga e arrumou um trabalho dentro da guerra, foi amor a primeira vista, daquele dia em diante os dois não se separam mais, Anita, sofreu muitos preconceitos, lutou ao lado do marido na revolução, saiu do Brasil e foi com o marido e os filhos para a Italia e morreu ao lado do marido gravida de seis meses do quinto filho com apenas 27 anos, pois até alí já havia sido mais que guerreira.
E uma coisa que defendeu até seu ultimo suspiro de vida foi a liberdade.

Nenhum comentário:


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura