sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Na dvdteca eu assisti

DOCUMENTÁRIO: O Velho - A história de Luiz Carlos Prestes
DIRETOR: Toni Venturi

Um documentário sobre a vida de Luiz Carlos Prestes, contando suas atuações dentro do PCB -Partido Comunista Brasileiro, sua atuação na Coluna Prestes, que de tando seu nome ser falado pelas pessoas acabaram colocando na coluna, foi falando da sua paixão por Olga Benário, que na sua volta para o Brasil ficou encarregada da sua segurança, e dentro da relação de trabalho acabaram tendo uma paixão, os dois lutam muito pelo que acreditam, passam grandes perigos até que são separados para sempre, Olga é deportada para um campo de concentração na Alemanha onde é morta e Prestes fica preso no Brasil, é condenado 30anos de prisão pela morte de uma moça que fazia parte do PCB, mas que quando presa contou onde era o esconderigo de Prestes e Olga, mas dos 30 ficou apenas nove. Prestes casou-se novamente e com sua segunda mulher teve outros filhos, além da sua filha Maria com Olga.
Prestes lutou sua vida toda pelo que acreditava, tenho-o como um personagem marcante na nossa história. Colheu o que plantou, mas sempre foi decidido nos seus objetivos.

Nenhum comentário:


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura