Filme: Macunaíma
Diretor: Joaquim Pedro de AndradeA História desse filme foi adaptada para o cinema do Livro Macunaíma de Mario de Andrade, um grande escritor da 1ª fase do modernismo, onde conta a história de um anti-heroi preguiçoso e safado, sem nenhum caratér, que morava dentro da selva em uma cabana com sua mãe e mais dois irmãos. Quando fica adulto, deixa o sertão e com seus irmãos vai para a cidade, lá continua a ser aquele cara ainda mais sem futuro, só que com uma diferença, ele tinha ficado branco, nasceu bem moreninho e feio, depois de um encanto ficou branco e bonito, mas apenas mudou a aparência. O filme foi gravado em 1969, por isso as imagens são bem antigas, mas ele é bem legal de assistir, pois de certa forma não é cansativo, e para quem gosta de comédia é otimo.
No final do filme Macunaíma teve um final, não muito a sua altura, achei que ficaria rico e não voltaria mais para a selva, mas foi tudo o contrario, acabou ficando solitário na companhia de um papagaio, termina ele sendo "encantado" pela a Yara uma personagem de outra lenda brasileira.
E o filme quer mostrar o comportamento de pessoas como Macunaíma, que levam a vida como uma simples brincadeira.
Mas, penso que, no mundo que estamos hoje um Macunaíma desses é muito difícil de encontrar, pois hoje em dia para viver é preciso lutar e a preguiça e o desleixo, seriam dois inimigos para as pessoas que querem continuar vivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário