sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

PrO dIa NaScEr FeLiZ


Documentário: Pro dia nascer feliz
Direção: João Jardim

Caneta, papel na mão e AÇÃO! Olá amigos, nessa semana estamos tendo uma convivência pra lá de especial com a cineasta Diana Gangra, ela veio do Rio de Janeiro para ministrar uma oficina de roteiro, para começarmos a escrever o roteiro do nosso segundo filme "HABITAR NO TEMPO", mais um projeto do André Magalhães . E nessas primeiras semanas a Diana esta aqui para que possamos juntos da um ponta pé inicial, pois será a primeira vez que nós meninos e meninas da Casa Grande, iremos fazer um filme sobre a história da Fundação.

O documentário Pro dia nascer feliz, assistimos para nos expirar e poder ver e comentar ideias legais para o nosso longa-metragem. E foi muito bom assistir, nos serviu muito, e o legal foi que pudemos conversar e trocar juntos muitas ideias e entender o que o João quer nos passar. O roteiro faz com que o filme seja leve, por mais que mostre uma realidade triste que vivemos com a educação escolar no Brasil. E uma das coisas que notamos foi a harmonia do filme, envolvendo as imagens, os personagens, a trilha sonora... Enfim, é um filme muito aberto, e prende a gente de uma forma bonita. E uma das coisas que vamos fazer quando formos entrevista alguém é ir antes e conversar, pois se pegarmos de surpresa, pode ser que não falem tudo, e no filme podemos notar que os personagens"reais" estão muito a vontade, e isso nos tocou que é importante fazer no nosso também!

Nenhum comentário:


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura