terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Na Dvdteca eu assisti



Documentário: Educadores Brasileiros

Paulo Freire

Para realizar um estudo sobre Educação, busquei na nossa dvdteca algo sobre o assunto e pude adentrar mais no tema através do documentário Educadores Brasileiros sobre Paulo Freire. Sabemos que a Educação é essencial para nossa vida, e precisamos dela para combater as divergências que surgem. E um dos metodos de Paulo Freire é de usar a Educação como prática libertadora, pois a partir do momento em que a usamos não aceitamos tudo que nos impõem, pois surge um diálogo e buscamos entender "o porque" das coisas.


Algumas frases importantes retiradas do documentário para nossa aprendizagem:

" A gente só aprende mesmo quando aquilo que estamos aprendendo é significativo pra gente, não aprendemos nada que não seja importante para nós.

Se aprendemos por imposição iremos esquecer, e faz bem esquecer."


"Somos seres inacabados pois continuamos a aprender."


"Aprender não é acumular conhecimento, pois as informações envelhecem."


"O importante é aprender a pensar a realidade."









Nenhum comentário:


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura