quinta-feira, 23 de abril de 2009

Na gibiteca eu li




MANGÁ: Vababond - A História de Musashi
Baseado no livro de Eiji Yoshikawa
DESENHO: Takehiko Inoue


Consegui chegar no décimo quarto volume da série e fico muito feliz por mais essa conquista. Aqui na gibiteca e nas lojas de gibis que pesquisei todas tem apenas até o numero 14, mas no mangá fala que continua. Penso que possam existir outros capitulos que não foram publicdos ainda no Brasil.
Nesses ultimos capitulos são diferentes do que vinha sendo contado, pois volta dezessete anos antes da batalha Sekigahara, Musashi não aparece, porque ele estava nascendo naquele mesmo ano, e tudo fica em torno de Kanemaki jisai e Sakaji Kojiro. Mas a linha de pensamento continua a mesma, a questão da espada ainda é muito forte. Kanemaki por ter vivido só para espada não conseguia arrumar trabalho pois não sabia nenhuma profissão e teve que criar o Kojiro filho de um de seus dicipulos.
Kojiro é um garoto muito inteligente e desde pequeno a espada começa a fazer parte da sua vida, mesmo sem poder usá-la aprende que ela pode matá-lo.
Quando se encontro com quartorze anos, todos os garotos da redondeza começam a respeitá-lo, pois percebem que ele é diferente. É quase como o Musashi, e nos capitulos que virão ele será o principal oponente de Musashi. E tudo que ambos aprenderam durante toda a sua caminhada será depositada nessa luta, que quero assisti de camarote. Agora é só esparar os proximos volumes serem lançados.
Ter Chegado até aqui, foi uma caminhada muito emocionante, onde pude aprender valores importantes ao lado de Miyamoto Musashi e de todos os personagens dessa epopeia. Essa é uma coleção cheia de encantos, reflexões e com uma otima narrativa. Vale apena ter em mãos.

Nenhum comentário:


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura