sexta-feira, 3 de abril de 2009

Na gibiteca eu li



MANGÁ: Vababond - A História de Musashi
Baseado no livro de Eiji Yoshikawa
DESENHO: Takehiko Inoue
Planejei comigo, e irei ler apenas os três ultimos mangás da coleção sem interferência de um outro. Vou continuar a ler Julia após terminar a coleção de Vagabond, pois estou querendo receber os ultimos ensinamentos e saber desfexo dessa história.
No volume 12, Musashi continua a buscar a força. Enfrenta uma montanha e apartí dali começa a ter uma ideia de onde vai seguir. Pois quer continuar lutando com os mais fortes espadachins que encontrar. E acaba descobrindo uma arte nova,Kusarigama, onde não é usado a espada e encontra um velho conhecido seu. Isso após quatro anos. Mas não pensem que estou falando de Mathachi. E sim de um cara que está vivendo sobe a identidade de shishido bariken, mas no contexto da história, ele é tratado como o fantasma desse cara. A partir desse encontro os dois lutam e Musashi percebe que não está pronto para um duelo de vida ou morte, e relembra o que teve com Ishun. E isso nos ensina a não colocar nossa vida em risco, quando não estamos preparados. Ou mesmo que estivessemos. Outra lição que tiro é de estarmos sempre ligados, a onde vamos, e o que está a nossa volta.

Nenhum comentário:


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura