sexta-feira, 3 de abril de 2009

Na biblioteca de literatura infanto juvenil eu li


LIVRO: Tudo depende de como você vê as coisas
ESCRITOR: Norton Juster
"Tudo depende de como você vê as coisas", e é verdade. Confirmei isso após ler este livro. Que agora faz parte da lista de livros que quero comprar para colocar na minha estante e sempre que estiver necessitando deles ir lá e rêler as paginas necessarias.
A viagem pelo mundo das letras, números, valores importantes, como a sensibilidade, fiz ao lado de Milo, um garoto comum e que acabou se tornando para mim muito especial. E que como muitos da sua idade, não ligava para o seu tempo, não fazia nada e vivia de cabeça vazia. Mas tudo isso mudou após aparecer em seu quarto um embrulho grande, dentro tinha um carro. E foi através deste imaginário presente, que ele pode viajar e conhecer lugares e valores importantes.
E aprendeu a usar o seu tempo. Na sua aventura, ele passou por diversos lugares e pode conhecer o bom e o ruim de não fazer nada. Conheceu a importancia de se usar as palavras, qual o momento certo de usá-las. Fez também também amigos imaginarios como Toque e Mausquito.
O que Milo viveu, antes e depois do presente a muitos de nós que vivemos. Pois a aqueles que não fazem nada. Ou fazem sempre as mesmas coisas. E aqueles que vivem sempre algo novo, se aventurando em um livro, em uma coleção de gibis, estudando e tirando boas notas, passando de ano, conhecendo novos amigos, indo a uma viagem, e por aí vai. Esse livro me fez dar mais importancia ao meu tempo. pois o que tenho mais dificuldades é em organizá-lo. Irei procurar viver os momentos mais importantes, e me dedicar sempre mais nos meus momentos de produção e estudo. Aqui Milo aprende e aprendemos junto com ele. Acho bacana também a forma como o autor trabalha as palavras, e em nenhum momento o livro fica cansativo. Vale apena!

Nenhum comentário:


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura