sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Na dvdteca eu assisti

FILME: 11 DE SETEMBRO

11 de setembro é uma data muito triste pois em 2001 em Nova York, foram derrubadas as torres gêmeas atravé s de um ataque de aviões enviados por Osama Bin Laden, matando milhares de pessoas.
O longa-metragem foi realizado por 11 diretores de todo o mundo. Cada um deles conta uma história curta relacionada à data em "11'09''00", produzido pelo francês Alain Brigand.
O filme foi exibido em première mundial na 59a. Mostra de Cinema de Veneza, que terminou em 8 de setembro.

Na biblioteca de literatura infanto juvenil eu li

LIVRO: O Segredo da botija
AUTOR: Guaraciaba Barros

A autora conta no seu livro uma lenda que já conhecemos aqui na região, " O Segredo da botija",
sempre apresentando um homem rico e muito ganancioso por riqueza que não divide sua fortuna com ninguém, com tanto dinheiro e sem ter onde colocar ele começa a enterrar no seu terreno e sempre pondo de um lugar para outro com medo que alguém roube, nesse para lá e para cá acaba esquecendo onde havia escondido sua fortuna.Alguém descobre seu segredo e promete devolver se ele dividir com as pessoas. O homem como sempre ganancioso aceitou mas não cumpriu a promessa.
Portanto, após encontrar os potes acontece algo que ele não esperava.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Na gibiteca eu li

GIBI: A Planície da traição
ROTEIRO: Mauro Boselli
DESENHO: Gattia e Dotti

Tex Willer e Kit Carson, chegam na entrada do Passo da Glorieta, e ficam a espera dos outros parceiros, quando eles chegam, trazem uma espada e nela estava gravado o nome do Tentente Beau Danville, os amigos de Willer, não sabiam quem havia de ter sido aquele homem, mas Tex lembrava muito bem pois a alguns anos atrás havia vivido uma aventura ao lado dele e de outro parceiro o Dick Furacão. Então, através de suas lembranças foi relatando os fatos da trágica e heróica passagem na Guerra de Secessão Americana.Pois os três, Tex, Danille e Dick ajudaram a salvar centenas de vidas.É uma aventura e tanto.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Na dvdteca eu assisti

FILME: O Caçador de pipas
DIRETOR: Marc Forster

O filme retrata a infância de Amir e Hassan dois meninos que tinham uma relação quase de irmãos, mas que por um erro profundo de Amir os dois acabam se distanciando para sempre. 20 anos depois Amir corrige seu erro do passado trazendo para a sua vida a memoria viva de seu irmão Hassan, sauvando no Afeganistão o filho de Hassan que sobreviveu a guerra e estava em um orfanato.
O que mais me chamou a atenção é a relação que os dois meninos tinham na infância, Hassan daria sua vida pela do amigo, por uma questão de amizade não por ser servo dele.
E a relação de como são tratados as mulheres e as crianças e como as pessoas que moram no Afeganistão levam a serio o motivo da guerra e da religião.
Esse filme me fez sentir uma agustia forte, em alguns momentos que Hassan se "sacrificava", para ver seu amigo feliz, mas mostra um forte laço de amizade que havia entre os dois e mesmo 20 anos depois, notá-se isso também em Amir.
É um filme muito belo!!

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Na internet eu acessei

CLINT EASTWOOD

Nasceu em 31 de maio de 1930, em São Francisco na California, é ator, cineasta, produtor e compositor dos Estados Unidos da América, famoso pelos papeis tipicos em filmes de ação como um cara durão e anti-heroi, ou seja, um herói sem poderes especiais.
Como diretor, seus filmes têm sido criticados positivamente. Já ganhou quatro vezes o Oscar — duas cada como Melhor Diretor e de Melhor Filme, e foi homenageado em 1995, recebendo o Prêmio Memorial Irving G. Thalberg em reconhecimento à sua longa carreira no cinema.

Na biblioteca de literatura infanto juvenil eu li



LIVRO: Bia que tanto lia
ESCRITOR: Socorro Accioli
Conta a história de Beatriz uma menina muito inteligente que tem a leitura com um ponto principal na sua vida, por gostar tanto de ler e de estar sempre com novos aprendizados seu lugar favorito é a biblioteca, pois junto com a bibliotecaria viaja para lugares que só conhecemos dentro dos livros.
E por gostar tanto de ler convense a traça que o melhor de roer os livros é ler.


quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Na dvdteca eu assisti

FILME: Joe Kidd

DIRETOR: Clint Eastoowd
Clint Eastoowd, dirigi o filme e faz o papel de Joe Kidd um héroi do oeste, preso esta cumprimindo alguns dias na prisão por caça ilegal e outros motivos. Naqueles mesmos dias chegam na cidade uns bandidos, onde o chefe paga a fiança de Kidd, sem ele saber, pois em troca queriam a ajuda dele para pegar outro cara com o nome de Luiz Chama, pois entre eles a uma rincha por causa de terras. Joe no inicio não aceita, mas Chama rouba os cavalos da sua fazenda.Dá para notar no filme, que Joe Kidd, se arrepende de ter se juntado aos bandidos, pois queriam matar as pessoas a sangue frio, ou seja, aquelas que não tinham nada haver com a história. E Joe o "vingador contrato" arma um plano, consegue derrotar os bandidos e entrega Luiz Chama a justiça e o filme termina, quero dizer a aventura termina.
O cenário, abrange montanhas, e claro uma cidadezinha pequena no meio do texas.


terça-feira, 7 de outubro de 2008

Na gibiteca eu li

Serie: Tex Almanaque
Titulo: Vedetta Navajo
Roteiro: Nizzi
Desenho:Ticci


A história inicia em um cemiterio, pessoas saíndo de lá desconformadas pelo Juiz Willy e sua filha Katy, que haviam sido assassinados.E o Acusado já estava nas mãos do xerife da cidade o indio namorado de Katy.
Enquanto todos saíam do cemitérios dois sujeitos com ar de maldades falavam do acusado que torciam para ele ser enforcado pelo crime - Haggart um homem muito poderoso ao lado de seu cumplice.
Na aldeia dos Navajos, Tex e o Shi-Hi conversavam, o indio falando para Tex da sua preocupação por ter o filho no meio dos brancos, um tempo depois Willer recebe uma mensagem de que o filho de Shi-Hi estaria preso.
Tex junto com seu amigo Kit Carson, seguem para a cidade aprocura de apurar os fatos do ocorrido, chegando lá uma rebelião de homens revoltados em frente a delegacia querendo lichar e matar o indio, Tex chega com seus amigos e acaba com a manifestação, depois que coloca os rebeldes para irem embora, apura tudo com o xerife, fala com Sa-Hua e pelo pouco que consegue arrancar do indio, tem em sua intuição que é inocente e nessa trama a alguma coisa que não se encaixa, então resolve apurar todos os fatos. Tex Willer, acaba descobrindo que Haggart fora o criminoso nessa história e como o indio namorava a garota filha do juiz e viu a cena da morte das vitimas, poderia denuncia-los, então Sa-Hua levou uma pedrada ficou desacordado e acordou preso na cadeia, pois Haggart o havia denunciado como culpado no seu lugar.E no final do episódio tudo terminou bem.

Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura