sábado, 13 de setembro de 2008

Na biblioteca de literatura infanto juvenil eu li



LIVRO: Anita Garibaldi

ESCRITORA: Heloisa Prieto



O livro é uma biografia de Anita Garibaldi, que nasceu aqui no Brasil, em Lacuna, Santana Catarina.Perdeu seu pai com 12 anos de idade, e ficou com a mãe e as irmãs, mas preferia a companhia do seu Tio Antonio, onde viajava nas suas histórias e ideias monarquistas, adorava cavalgar, nadar no mar, coisa que na sua época menina não podia, e por isso despertou raiva e inveja, nas figuras femininas, entre filhas e mães, pois temiam perder seus pretendentes para a amazona, com muitas chamavam Anita.
Fora obrigada a se casar em um casamento arranjado com o sapateiro Manuel Duarte Aguiar, quando tinha apenas 14 anos, como diz no livro, o seu marido a deixou e foi para o exercito. Anos mais na frente durante a Guerra dos Farrapos, Anita já com 18 anos encontra com Giusephe Garibaldi, um italiano que veio para o Brasil em fuga e arrumou um trabalho dentro da guerra, foi amor a primeira vista, daquele dia em diante os dois não se separam mais, Anita, sofreu muitos preconceitos, lutou ao lado do marido na revolução, saiu do Brasil e foi com o marido e os filhos para a Italia e morreu ao lado do marido gravida de seis meses do quinto filho com apenas 27 anos, pois até alí já havia sido mais que guerreira.
E uma coisa que defendeu até seu ultimo suspiro de vida foi a liberdade.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Na gibiteca eu li

GIBI: As sete caras da verdade

DE: Nico Nicolaiewesky e a ópera comica em quadrinhos


As sete caras da verdade, é um gibi super legal de ler, mas um pouco dificil de entender, é contando a história de Rodolfo um cara que por algum motivo quer matar Alencar, só que atira no cara errado e isso vai se rependtindo algumas vezes, o legal mesmo é que a ópera acompanha a história deixando você atenta aos acontecimento, para isso junto com o gibi veio dois cd´s, então é ouvindo e acompanhando a história com o gibi aberto.Trabalhando sua atenção.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Na dvdteca eu assisti



Filme: Macunaíma
Diretor: Joaquim Pedro de Andrade

A História desse filme foi adaptada para o cinema do Livro Macunaíma de Mario de Andrade, um grande escritor da 1ª fase do modernismo, onde conta a história de um anti-heroi preguiçoso e safado, sem nenhum caratér, que morava dentro da selva em uma cabana com sua mãe e mais dois irmãos. Quando fica adulto, deixa o sertão e com seus irmãos vai para a cidade, lá continua a ser aquele cara ainda mais sem futuro, só que com uma diferença, ele tinha ficado branco, nasceu bem moreninho e feio, depois de um encanto ficou branco e bonito, mas apenas mudou a aparência. O filme foi gravado em 1969, por isso as imagens são bem antigas, mas ele é bem legal de assistir, pois de certa forma não é cansativo, e para quem gosta de comédia é otimo.
No final do filme Macunaíma teve um final, não muito a sua altura, achei que ficaria rico e não voltaria mais para a selva, mas foi tudo o contrario, acabou ficando solitário na companhia de um papagaio, termina ele sendo "encantado" pela a Yara uma personagem de outra lenda brasileira.
E o filme quer mostrar o comportamento de pessoas como Macunaíma, que levam a vida como uma simples brincadeira.
Mas, penso que, no mundo que estamos hoje um Macunaíma desses é muito difícil de encontrar, pois hoje em dia para viver é preciso lutar e a preguiça e o desleixo, seriam dois inimigos para as pessoas que querem continuar vivas.

sábado, 6 de setembro de 2008

Na dvdteca eu assisti


Filme: Tropa de Elite
Direção: José Padilha
O filme Tropa de Elite mostra uma verdadeira guerra que acontece diariamente nas favelas do Rio de Janeiro, entre bandidos e policiais da Tropa de Elite. O posto destes policais exige muito sangue frio, pois seu trabalho é ligado diretamente com os traficantes, para arrancar qualquer informaçãos fazem muitas torturas aos culpados até eles descobrirem as peças do quebra-cabeça para conseguirem resolver mais um crime.
A história gira em torno do Capitão Nascimento, que a algum tempo está em busca de um subistitudo para seu cargo, por ter se entregue de corpo inteiro para sua profissão, corre o risco de perder sua familia.
É tratado também as revoltas que as pessoas tem contra os policiais, por não saberem tratar as pessoas com respeito, batem primeiro perguntam depois.E que existem o lado humano e honesto da policia, como é mostrado através dos policiais Matias e André.
Um pouco dificil de assistir pelas cenas que são muito fortes, mas valeu apena pois conheci um pouco mais da realidade desse nosso Brasil.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Na dvdteca eu assisti

DOCUMENTÁRIO: O Velho - A história de Luiz Carlos Prestes
DIRETOR: Toni Venturi

Um documentário sobre a vida de Luiz Carlos Prestes, contando suas atuações dentro do PCB -Partido Comunista Brasileiro, sua atuação na Coluna Prestes, que de tando seu nome ser falado pelas pessoas acabaram colocando na coluna, foi falando da sua paixão por Olga Benário, que na sua volta para o Brasil ficou encarregada da sua segurança, e dentro da relação de trabalho acabaram tendo uma paixão, os dois lutam muito pelo que acreditam, passam grandes perigos até que são separados para sempre, Olga é deportada para um campo de concentração na Alemanha onde é morta e Prestes fica preso no Brasil, é condenado 30anos de prisão pela morte de uma moça que fazia parte do PCB, mas que quando presa contou onde era o esconderigo de Prestes e Olga, mas dos 30 ficou apenas nove. Prestes casou-se novamente e com sua segunda mulher teve outros filhos, além da sua filha Maria com Olga.
Prestes lutou sua vida toda pelo que acreditava, tenho-o como um personagem marcante na nossa história. Colheu o que plantou, mas sempre foi decidido nos seus objetivos.

Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura