quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Na biblioteca de literatura infanto juvenil eu li



LIVRO: Luna Clara & Apolo Onze



AUTORA: Adriana Falcão







Estou lendo, Luna Clara e Apolo Onze, uma história muito fantasiosa que nos leva a entrar de cabeça no seu contexto, fazendo com que nossa curiosidade aumente para ler os capitulos seguintes. não sei como começar pois essa história é um verdadeiro desencontro, pois desde que Luna Clara nasceu em Desatino do Norte, sua mãe Aventura, espera reencontrar Doravante, seu marido, que há 12 anos, se desencontraram e nunca mais se viram.



Essa história se passa em duas cidades Desatino do Norte e Desatino do Sul, na primeira é onde Luna Clara mora com sua mãe e suas tias, Odisseia e Divina, e seu avô Erudito, uma familia pra lá de especial pois seu avô há muito tempo atrás sabia contar toda história que você pudesse imaginar, mas como o pai de Luna, perdeu a sorte quando passou pela ponte - vale da perdição, e acabou esquecendo todas as histórias que sabia, e foi por isso que houve esse desencontro total. Na segunda Desatino do Sul, onde vivem Apolo Onze e sua familia.Para entender melhor a história vou contar como tudo a conteceu. Em Desatino do Sul estava acontecendo uma festa que não tinha data para terminar, pois Apolo Onze, filho de Madrugada e Apolo Dez havia nascido, e sempre se faziam grandes festas. Passando por ali Aventura, seu pai e suas duas irmãs, então resolveram passar a noite e dia seguinte ir embora, mas o plano da familia mudou, pois nessa mesma noite por obra do destino, Doravante que também estava na festa conheceu Aventura, foi amor a primeira vista.Prolongando a estadia na cidade, em apenas três dias, Aventura e Doravante se conheceram, casaram e se desencontraram - Também não entendi na hora que eu li, mas vamos continuar. Passando a lua de mel, no dia seguinte, Seu Erudito sogro de Doravante, pediu para ele ir sozinho para Desatino do Norte e esperar por eles lá, seria uma prova de amor e coragem para Aventura, pois entre as duas cidades tinha uma ponte, uma casa velha de uma senhora que ninguém sabia quem era e outros perigos, ele foi com seu cavalo Equinócio, passaram pela casa velha, e apartir dali, Doravante um homem considerado ter muito sorte acabou perdendo sua sorte, passou pela ponte pro outro lado e ela caiu, se ele tivesse olhado para trás poderiam ter até voltado para buscar Aventura a nado, mas não. Aventura e sua familia não conseguiram passar pela ponte pois havia caido, e passaram nove meses até a ponte ficar pronta por Imprevisto e Poracaso- os amores de divina e odisseia, irmãs de Aventura.Enfim, foram para Desatino do Norte, o tempo suficiente até chegar lá e Luna Clara nascer e Doravante sair pelo mundo em busca de Aventura. A história não termina aqui, mas outros personagens legais também fazem parte dessa história, como Pilhério o papagaio, o inventor, as sete irmãs de Apolo Onze, Noctâmbulo, a velha, pois é, agora só espero trazer novidades, pois Luna Clara desde que nasceu imagina encontrar seu tão sonhado pai.

Nenhum comentário:


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura