quarta-feira, 30 de julho de 2008

Na gibiteca eu li

Titulo: Uns Braços

Conto de Machado Diassis

Roteiro e desenho: Francisco S. Vilachã



É uma história que se passa na lapa um bairro do Rio de Janeiro, a pedido do pai de Inácio Borges o contrata para trabalhar, pois Inácio é apenas um garoto é tem que começar cedo no mercado de trabalho. Passando a morar na casa de Borges o adolescente, começa a sentir uma atração forte por D. Severina, mulher do patrão, geralmente a uma coisa em alguém que marca e sempre que nos lembramos dela, vemos sua imagem tendo mais forte o que nos chama atenção, não é diferente para inácio, ele adora os braços de Severina, "são lindos", como ele diz, e apartir daí o garoto não tem mais controle, anda sempre pensando nela e fazendo tudo atrapalhado, levando broncas do patrão, Severina começa a perceber e nela vai surgindo também algo diferente, mas casada e ele sendo apenas um menino eles não poderiam nem se quer pensar, Inácio de tanto fazer trapalhas, acaba sendo despedido, vai embora e leva seu sentimento junto e sem saber que plantou uma sementinha no coração de Severina.Depois de muito tempo, é contado na história que Inácio teve muitas paixões, mas nenhuma chegam a ser como seu sentimento por Severina quando era adolescente.

Nenhum comentário:


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura