quinta-feira, 10 de julho de 2008

Na gibiteca eu li

Gibi: 1945

Autora: Keiko Ichiguchi



A história acontece durante a Segunda Guerra Mundial na Alemanha. Ellen e Max são irmãos, não aderem a forma que a Alemanha trata os judeus e através do destino conhecem Alex, um rapaz que perdeu os pais quando criança, e odeia os judeus.São jovens e sofrem com a ditadura nazista de Hitler.
Ellen e Alex se encontram apenas uma vez, quando tinham de 12 para 13 anos e não esquecem aquele momento.Passasse alguns anos e se reencontram e o sentimento volta.Alex se alista no exercito da Alemanha para lutar na guerra e acabar também com todos os judeus.
Ellen junto com o irmão e outros jovens fazem pafletos contra o governo de Hitler, acabam sendo descobertos, Alex trabalha no exercito tenta ajudar a amada e é expulso.
Os três, Ellen, Alex e Max são mortos.
Não gostei do fim da história, já que lutavam pelo que acreditavam.Devemos sim, exigir direitos que nos negam, mas tenho os três como verdadeiros herois, pois tiveram que amadurecer antes do tempo e defender o que acreditavam pagando com a propria vida.

Nenhum comentário:


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura