segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Viagem representando á Fundação Casa Grande

Estou viajando muito durante esses dias.É a primeira vez que viajo só e de avião pense numa aventura.Cheguei em Fortaleza dia 15 ás 4:30 da manhã e num sono, sai do avião com meu ouvido esquerdo doendo muito.Foi legal o pessoal do aeroporto me deu muita assistência por eu ser menor de idade, pense me ensinando tudo bem direitinho,onde pegar mala e outras coisas.Daí liguei para Socorro uma grande amiga da gente, peguei um taxi e fui para casa dela.Conhecei muita gente bacana.Dai voltamos para o aeroporto para me encontrar com uma galera de Salvador pois iamos juntos para Icapui-CE, onde lá aconteceu o VII encontro latino americano da juventude, entre os dias 16 e 18 de novembro.Nos encontramos fiz amizade com todo mundo e durante a viagem para Icapui fomos em uma topique só ouvindo música boa mesmo,como: Vanessa da Mata, Biquini Cavadão, Raimundo Fagner e outros nomes da música brasileira.Chegamos em Icapui ás 6:00 da noite, ficamos na pousada da dona Francisca, ela gostou muito da gente e falou que Alemberg e a Rosiane estão fazendo junto com eles em projeto de resgate da história da cidade com a ideia de montar um museu, adorei todos.Tinha na programação do evento que Biquini Cavadão iria tocar lá e foi na mesma noite que chegamos foi muito massa o show, e ver pessoalmente então nem se fala.
No outro dia fizemos uma reunião, ás seguintes pessoas:Eu da Fundação Casa Grande, Fernanda e Alesandro do Projeto Cria, Sara e Gabriela do projeto Casa de Ensaio,Rogério e Sarah da Oi Kabum/Cipó e Edvaldo e Ricardo do projeto Axé.A reunião foi para explicar para mim sobre a Rede,na qual a Fundação Casa Grande vai fazer parte agora e eu vou ser a pessoal com quem eles vão se comunicar para falar sobre os encontros da Rede, estou conhecendo melhor agora, a Rede é uma forma das organizações se comunicarem umas com as outras, trocando experiências, se tem alguma novidade sobre a fundação ou algum evento se comunica pela Rede.
No encontro que participei e Icapui, foi um encontro bacana, com oficinas, debates,música, teatro e em todos os debates o tema era mas ligado a ùtopia.Seja útopia na politica, juventude útopica,útopia e meio ambiente.Participei de uma oficina com o pessoal do Cria e dos outros projetos que veio comigo de Fortaleza.Foi bem proveitosa, aprendi uns passos bem legais.E depois foi uma avaliação da oficina no qual falamos e depois surgiu uma conversa sobre cada Instituição.Falei da Fundação Casa Grande e fui bem aplaudida por algumas pessoas do Cariri e que conheciam a Casa Grande.Assistismo o show de Arnaldo Antunes.Assisti durante a noite apresentações de videos falando sobre a cultura local, um documentário tipo como é feito o 100 canal da Casa Grande.Um dos documentários era falando sobre o primeiro cinema da cidade, a vida de Patativa do Assaré e entre outros.
Dia 18, participamos pela manhã do abraço ao mar, como várias pessoas do encontro.Com música,dança, poesia e apresentação.Saimos de lá ontem e chegamos hoje em Andorinha- Salvador.Onde vamos participar, do V Ser-tão Brasil.Depois falo mais novidades.

4 comentários:

Miih akiyama ;3 disse...

vc tem toda razãoa respeito
disso valesca te adora e espero que vc tenho uma otima viajem tá

Miih akiyama ;3 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Que legal valesquinha é isso mesmo. viajar sozinho nós aprendemos um tanto.
essa foi só a primeira de muitas que viram ainda.
felicidade.
aproveite bem, saudade.

Unknown disse...

ei gatinha etsá ando que é um beleza!!!
adorei vc ter consegido viagar e conquista um pouquinho a sua independencia!!!
vc pode ter contado de várias coisas que a conteceu, mais mesmo assim eu, vc e elvira vamos nos reunir e convesar!!!
notei que está bastante feliz e alegre como sempre!!!
te desejo um ótima viajem...
bje de seu amigo jenfte!!!!


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura