sexta-feira, 3 de julho de 2009

Na Gibiteca eu li





Escrito e Ilustrado por Will Eisner




No Coração da Tempestade volume um e dois, conta um pouco sobre a infância e adolescência de Will Eisner.Mostra o que ele sofreu ao lado de sua familia por serem judeus. A religião em sua época era algo muito rígido, as pessoas não queriam se "misturar" com outras raças. Mas além de sofrimentos ele viveu muitos momentos bons, como a amizade do seu pai, um pintor, que não exercia sua profissão, e um amigo de infância que juntos criaram um barco, depois compraram um carro e foram viver eternas aventuras.
E isso tudo que ele viveu, é relembrado através de uma janela, quando ele está viajando de
ônibus a cumprir sua convocação para a guerra.
A história é muito bem contada, e isso é algo que sempre me supreendo quando leio suas histórias, ele consegue nos envolver dentro da história. Os desenhos então nem se fala. Sempre vale apena ler suas, temos muito aprender com sua experiência.


Nenhum comentário:


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura