sexta-feira, 3 de julho de 2009

Na Biblioteca de Literatura infantil eu li

Pintura: Trípoli Gaudenzi


A Guerra de Canudos


Esta semana eu estava em processo de fazer vestibular, faltavam apenas dois dias e precisava estudar mais sobre história do Brasil, foi então que escolhi ler sobre a guerra de canudos, assunto

ainda tão trabalhado e discutido que gerou até a o livro "Os Sertões" de Euclides da Cunha.

E o interessante que caiu mesmo na prova de história uma questão sobre o assunto. Daí só confirmei a importância de estarmos sempre dentro de espaços de conteudo lendo e aperfeiçoando o que sabemos.

Um comentário:

Maria Betânia Monteiro disse...

Fiz uma busca no Google para investigar o motivo que leva as pessoas a lerem histórias infantis. A combinação de palavras me trouxe ao seu blog. Parabéns pelo investimento intelectual! (e se você souber o que leva... Pode me falar!!)


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura