quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Na gibiteca eu li



GIBI: Vagabond - A história de Musashi
Baseado no livro de Eiji Yoshikawa
DESENHO: Takehiko Inoue
A história inicia após a batalha Sekigahara, onde Takezo e Matahachi lutaram e foram derrotados, mas não mortos. Sempre que ocorriam essas batalhas os perdedores eram perseguidos e mortos pelos "caça- prêmios", homens pagos para matar. Então isso que dizer que os dois amigos teriam que enfrentar muitas batalhas, para saírem vivos.
No decorrer da história, é possível ir entendendo como tudo aconteceu, através dos fatos narrados e das falas dos personagens.
Takezo e Matahachi, moravam na vila Miyamoto, aos seus 17 e 16 anos foram juntos para a batalha Sekigahara, de onde muitos foram mortos. Após o fim da luta, juntos tentaram salvar suas vidas, até que foram encontrados por duas mulheres, onde seus destinos se cruzaram. Seus nomes eram Okoh-San(mãe), Akemi (filha), ambas roubavam as armas dos mortos das batalhas para poder viver. Os dois rapazes conseguiram reerguer suas forças através da ajuda que tiveram.
Bandidos invadem a casa de Okoh-San e são mortos por Matahachi e Takezo.
No outro dia após o ocorrido matahachi intera seus 17 anos, e como ele já se considera um homem feito, pois matou quatro. Dorme com Okoh-San se passando por Takezo que já estava noivo de Akemi.
Após uma nova luta com outros bandidos Matahachi resolve morar com as duas mulheres e Takezo volta para a vila Miyamoto.É rejeitado pelos moradores e pela família de Matahachi.
Toda a tragetória feita por Takezo e Matachi até o primeiro gibi foi de muito sangue e de vitórias, superaram suas forças para conseguir viver, creio que essa história me renderar importantes ensinamentos.
Além de todo o roteiro, me chamou muito atenção, os enquadramentos e os belos desenhos de Inoue.Continua...

Nenhum comentário:


Na Casa Grande eu produzi

Nessa semana ministrei uma oficina de quadrinhos para professores aqui de Nova Olinda-CE, da escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luis Filgueiras - escola que estudei desde a oitava série até o terceiro ano do ensino médio.

Na oficina ensinei noções básicas de como fazer uma história em quadrinho, e como eles poderiam trabalhar a HQ dentro da sala de aula e qual a importância dela hoje na educação. A gibiteca da Casa Grande foi o nosso objetivo de estudo, pois pude mostrar a variedade de gibis que existem, e tive a abertura de indicar tanto gibis quantos livros para lerem, para que possam trazer mais seus alunos ao universo das HQ´S.

Cada professor produziu um personagem, trabalhando as caracteristicas fisicas e psicologicas, e posteriomente produziram um roteiro para a criação da história em desenho. O tema foi sobre a festa do padroeiro que acontece anualmente na cidade. E nessa narração poderam incluir todos os personagens criados por eles.

A troca foi produtiva e agradavél, pois trabalhamos juntos e vi que pude contribuir para aquele momento de formação deles, pois estavam buscando outras linguagem para trabalhar com seus alunos na sala de aula. E considero como uma experiência única, pois pude ser professora por um dia dos e antigos meus professores.

em busca de algo...

em busca de algo...
...que para encontrar preciso de muita força de vontade e confiança em mim mesma...

Essa sou eu...

Essa sou eu...
Valesca Moura